segunda-feira, junho 24, 2013

Notas Históricas - Batalhão Académico

Retirado da Gazeta de Lisboa, um artigo que reproduz a carta enviada pelo príncipe regente, D. João VI (Filho de D. Maria I e de D. Pedro III, e cujo filho é D.Pedro I, imperador do Brasil) , monarca que viria a governar Portugal entre 1816 e 1826.

O artigo é dirigido ao corpo da Universidade de Coimbra, agradecendo o empenho dos académicos (docente e alunos, assim como populares) que se alistaram no exército português (formando o Batalhão Académico) desde a 1ª invasão francesa (guerra peninsular) e que continuam aguerridos na luta contra as tropas napoleónicas.
Estamos em plena 3ª  invasão francesa (1810), então sob comando do marechal Masséna, que será rechaçada em Setembro (Batalha do Buçaco) e Outubro (Batalha da Linha de Torres).



Gazeta de Lisboa, nº 31, de 5 Fevereiro de 1810, p.4


Tapeçaria de Portalegre (1961) que se encontra no Tribunal da Figueira da Foz, ilustrando o Batalhão Académico de 1808. Ao centro temos o  sargento Zagalo fardado  e, à sua volta,  os estudantes e populares dos dois lados. Em segundo plano, podemso vislumbrar a Torre da Universidade, o castelo de Montemor e o Forte de Santa Catarina na Figueira da Foz, este com a bandeira francesa.




----------------------------
NOTA I: Não confundir com outro Batalhão Académico, formado em 1919 com estudantes da Universidade e do Liceu para combater pela República contra sublevação monárquica. Revolta ocorrida na cidade do Porto, a 19 de Janeiro de 1919,  pelas juntas militares favoráveis à restauração da monarquia em Portugal, e na qual se destacava a figura do famoso Paiva Couceiro.

 Illustração Portugueza, II Série, Nº 678, de 17 Fevereiro de 1919, p. 125 (Hemeroteca Municipal de Lisboa)




Também em Lisboa existiu um Batalhão do mesmo género:







  Illustração Portugueza, II Série, Nº 688, de 05 Maio de 1919, p. 347 (Hemeroteca Municipal de Lisboa)


NOTA II: O Palácio de Santa Cruz, mencionado no artigo, fica no Brasil (onde o príncipe estava ainda exilado), nos arrabaldes do Rio de Janeiro.


Ver também: http://dererummundi.blogspot.pt/2008/07/o-batalho-acadmico-de-1808.html




Sem comentários: