terça-feira, outubro 13, 2015

Notas à Copitraje que vende enganos

Verdadeiramente vergonhoso que a Copitraje publique no seu site verdadeiros atentados à Tradição e à Praxe.
Engana meio mundo com determinações totalmente falsas sobre colocação de emblemas e pins, introduz e apresenta como próprio essas coisas esquisitas chamadas "madeirinhas" e ainda tem a distinta lata e suprema estupidez de considerar o grelo, uma secular insígnia, como sendo duas fitas presas a um pin.
Já tínhamos, em tempos, alertado (ver AQUI) para o abuso das lojas que comercializam artigos académicos, parece que, também elas, estão a ultrapassar a própria Praxe no intuito de estabelecer a sua própria praxice.

Uma empresa que assim atenta à tradição não pode merecer a confiança dos estudantes.
A Copitraje é algum organismo de Praxe para ditar algo sobre a mesma?
Não, não é. Contudo, parece querer substituir-se aos mesmos e à própria Tradição.
Enquanto esta empresa não souber ocupar o seu devido lugar e deixar de ser uma difusora de enganos, não deve ser escolha para servir os estudantes e a sua cultura.

 

FIQUE CLARO

1.º Não há, segundo a tradição, qualquer ordem de colocação de emblemas, nem emblemas obrigatórios nem número par ou ímpar.
Existe uma praxis tradicional e uma razão de ser dos emblemas que se dividem apenas em os que são próprios e os que são impróprios.
ver AQUI.
 
2.º Os pins seguem a mesma praxis dos emblemas, com a diferença que na lapela apenas se coloca um.
Ver AQUI.

3.º As ditas "madeirinhas" são impróprias e atentam à Praxe. Madeirinhas não são nem pins nem emblemas e muito menos insígnias pessoais ou de praxe. São folclore para quem gosta de transformar a Praxe e o traje num carnaval ambulante.
 
4.º O Grelo é uma insígnia secular que se apresenta como sendo uma fita com 3,5 cm de largura e 200 cm de comprimento, usado em torno da pasta. Só isso é Grelo e nenhuma outra coisa.
Assim, essas ditas fitinhas são um atentado e desrespeito à Tradição Académica.
Ver AQUI.
 
5.º Acabe-se com essa fixação do número ímpar, porque em Praxe e segundo a tradição, tanto vale o número par como o número ímpar. Nenhum tem ascendente sobre o outro.
Ver AQUI.


Espero que os estudantes e organismos de Praxe saibam agir em conformidade. Integridade e respeito não podem comprar-se nem vender-se.
 
Imagem do site da Copitraje, em http://copitraje.com/site/index.php (acedido a 13-10-2015)
 

Sem comentários: