segunda-feira, dezembro 14, 2015

Notas sobre Recrutas em Praxe


O título poderia muito bem ser algo como "Quando, nas praxes, os estúpidos brincam aos soldadinhos de chumbo."


 
 
Já não é de agora o contágio, a influência e um certo fascínio pela imitação dos exercícios militares nas praxes ou práticas que usam a gíria militar sem qualquer nexo ( e não apenas a actual - porque há palermas que usam como hierarquia nomes como "centurião", para não ir mais longe).
Não apenas os exercícios, mas toda a panóplia de autoritarismo, de berros, de vozes de comando, de paradas e gente alinhada, reproduzindo o que viram nos filmes ou brincaram em casa com soldados miniaturas armados em Rommel ou Napoleão.
Nada contra os militares, note-se, mas cada coisa no seu lugar.
Isto de ver garotos (que não têm outro nome) que nunca foram à tropa (se fossem, não fariam certas coisas aos colegas mais novos) a implementarem práticas de recruta militar (numa versão rasca e brejeira, ainda por cima) nas actividades não apenas de gozo ao caloiro, mas chegando estes verdadeiros retardados mentais, a perverter a tradição académica, em práticas em eventos com alunos não caloiros (paradas, de pé ou de joelhos, conforme a estupidez do Dux ou comissão presente)........ tem tanto de ridículo como de altamente prejudicial e desrespeitador para com a Praxe.

 


A palavra "recruta", a palavra "parada", entre outras (e outros conceitos) - próprios ao foro militar, não têm lugar no contexto académico e muito menos nas praxes.
É anti-Praxe.
Recrutas, paradas, etc. , não são Praxe, não são Tradição, antes alienação do nosso património por parte de gentalha que, essa sim, precisava de uma boa recruta na Amadora, em Santa Margarida, Tancos ou Lamego para ver se perdiam as manias e a infantilidade própria de alguém com claros problemas do foro psiquiátrico.
 
Na defesa e promoção da Praxe e da Tradição Académicas genuínas, pela imagem digna e credível dos estudantes universitários, digam "basta" e batam o pé aos rambos que desrespeitam e desvirtuam e a esses Dux e Comissões que se julgam generais do "Age of Empires" e afins ou pelotões de forças especiais do "Call of Duty".


Perante tudo isto, perguntamos nós, a propósito do termo "recruta", se não era de rever os mecanismos de recrutamento de alunos na Universidade, tipo inspeções militares de outrora.

Sem comentários: