terça-feira, agosto 14, 2012

Notas de Imprensa à Troça de 1890

Todos ouvimos já falar da "Troça" designando alguns ritos ou "brincadeiras" (verdadeiramente entre aspas) com que os veteranos brindavam os caloiros.
Por "troça" entenderíamos, hoje (com as devidas diferenças), "gozo ao caloiro".

Num recente artigo aqui publicado, tratando do Canelão e Troça em 1898 (de notar que o "canelão" seria um dos ritos integrantes da "troça"), ficou a dúvida se o rapanço seria uma prática mais ou menos comum e parte da "troça" ou se sempre figurara como punição, aplicado nomeadamente pelas trupes) em casos especiais de violação das regras vigentes na hierarquia estudantil.

Penso que o seguinte artigo, que é de 1890, será esclarecedor quanto a esta matéria, apontando o "rapanço" como uma prática usual (mas também não seria aplicado por "dar cá aquela palha") e parte dos "mimos" que os pobres caloiros recebiam dos mais velhos.
Neste caso, parece que a tentativa de rapanço serviria de "despedida" antes dos exames (e da Latada - que na altura se fazia no final do ano lectivo), após os quais o estudante deixava a condição de caloiro. Tudo assim o indica, se atentarmos que o artigo é precisamente de Maio.

Outro aspecto, prende-se com as "pauladas", reforçando o que já aqui se avançou sobre Insígnias de Praxe (moca, colher....) onde se questionou a "moca" como ícone praxístico, quando a arma mais utilizada pelos estudantes era, afinal, o varapau.

Jornal A Liberdade (Viseu), de 23 Maio de 1890, 20º Anno, nº 1016, p.2



Sem comentários: